sábado, 29 de agosto de 2015

SER COMPREENDIDO NA SUA PRÓPRIA LÍNGUA NÃO TEM PREÇO


NUMERAIS EM LIBRAS É FÁCIL!


VAMOS TREINAR O ALFABETO EM LIBRAS?


ATIVIDADE APÓS ASSISTIR O FILME BLACK


Prezados acadêmicos do curso de pedagogia.
Após assistir o filme Black, respondam nos comentários a seguinte questão:
Chalita (2004), afirma que “o ato de educar não pode ser visto apenas como depositar informações nem transmitir conhecimentos, mas o ato de educar só se dá com afeto, só se completa com amor”. Pode-se definir, então, que se queremos construir pessoas capazes de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser, precisamos ensiná-los a ser afetuosos, a dar e receber afeto.
Que considerações você pode fazer em relação a afetividade no processo de aprendizagem?

ASSISTA O FILME BLACK CLICANDO AQUI


PLANEJAMENTO - LIBRAS



Ementa:
 Linguagem visual características e propriedades. Libras e Língua Portuguesa. Estudo  básico da estrutura  e do funcionamento  dessa linguagem.
 Objetivo: Conhecer a linguagem Brasileira de Sinais enquanto linguagem e enquanto código diferente da língua portuguesa. Possibilitar o desenvolvimento linguístico, social e intelectual daquele que a utiliza enquanto instrumento comunicativo, favorecendo  seu acesso  ao conhecimento  cultural- científico, bem como a integração  no grupo social  ao  qual pertence , ampliando sua participação  individual  e profissional nesse meio.
Conteúdo Programático
Aspectos Gramaticais da Língua Brasileira de Sinais;
Variações Linguísticas;
Variações Sociais;
Mudanças Históricas;
Iconicidade e Arbitrariedade: ( sinais icônicos e arbitrários );
Léxico na Língua de Sinais;
A datilologia;
Classificadores;
Gênero masculino e Feminino;
Expressões Faciais;
Alfabeto, números, verbos, vestuário, animais, alimentos, dias da semana, meses do ano, estações do ano.
Estratégia de Ensino:
A metodologia a ser utilizada tem como objetivo proporcionar ao aluno o máximo aproveitamento de sua capacidade produtiva.
Aulas expositivas para introdução e delimitação dos temas básicos do curso. Leituras orientadas como subsídios de discussões e/ou seminários globais sobre temas básicos.
 Critérios de avaliação

PARTICIPAÇÃO NAS AULAS EXPOSITIVAS E NOS SEMINÁRIOS, TRABALHOS DE SUBGRUPOS E/OU RELATÓRIOS, VERIFICAÇÕES BIMESTRAIS (REGIMENTAIS).

Em todas as atividades serão considerados os seguintes critérios: precisão de conteúdos, clareza, evidência de análise crítica e coerência entre posicionamento e argumentação.

Bibliografia Básica:
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LIMA, Priscila Augusta. Educação inclusiva: indagações e ações nas áreas da educação e da saúde. São Paulo: Avercamp, 2010.
SIMÃO, Antoinette. Inclusão: educação especial: educação essencial. 2.ed. São Paulo: Cia dos livros, 2010
VELOSO, Éden. Aprenda libras com eficiência e rapidez. Curitiba: Ed. Mãosinais, 2009.
Bibliografia Complementar:
DRUET, Ruth Caribé da Rocha. Distúrbios da aprendizagem. 3.ed. São Paulo: Ática, 1997.
HONORA, Márcia. Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. São Paulo: Ed. Ciranda Cultural, 2010.
MALHEIROS, Bruno Taranto. Didática geral. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia: a resposta do grande psicólogo aos problemas do ensino. 10.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

OLÁ ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA!

Este blog servirá para nos enriquecermos ainda mais em nossos conhecimentos. Espero que todos possam colaborar com o crescimento do outro através de inclusões pertinentes com o conteúdo. “Mãos que falam” será uma ferramenta de apoio em nossas atividades , discussões e aprendizado.
Sejam bem vindos!
Professora Regina Poletto